Grupos culturais levam resgate de tradições aos desfiles cívicos, em Camaçari

Fotos: Divulgação

Tornando os desfiles cívicos ainda mais bonitos, os grupos culturais promovem um resgate às manifestações artísticas tradicionais e levam alegria ao público que vai conferir os festejos. Nas celebrações à Independência do Brasil nesta quinta-feira (7/9), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), promoveu a apresentação de oito grupos, divididos entre a Gleba E e Parafuso.

Entre os que participaram do evento na Gleba E, esteve o samba de roda Filhos de Angola, que há 12 anos atua no município. A fundadora do grupo, Lindaura Ferreira, destacou o papel importante de valorização das raízes culturais. “Trabalhamos com crianças, adultos e idosos no resgate das nossas tradições”, ressaltou.

A capoeira também foi uma das manifestações levadas ao desfile. William Carvalho, integrante do grupo Capoeira Regional Bimbaê, disse ser uma alegria, mais uma vez, entrar na avenida. “Há oito anos faço parte do grupo e me sinto feliz em estar aqui representando a cultura da cidade e mostrando o nosso trabalho”, afirmou.

Através da Secult, ainda desfilaram na Rua das Flores os alunos da Pracinhas da Cultura, equipamento situado no Phoc III gerido pela pasta municipal, que atende cerca de 700 alunos em oito modalidades. Luis Henrique Oliveira, 19 anos, faz dois cursos no local, ballet que dança e zumba. “As aulas são maravilhosas e acho ótimo estar aqui desfilando”, disse.

Quem também participou do evento foi Thayene dos Santos, 12 anos, educanda de ballet clássico. “Desde pequena tinha vontade de fazer ballet e, há um ano e meio, entrei na Pracinhas da Cultura para realizar este sonho. Agora, pela primeira vez, participo do desfile cívico, um momento que estava ansiosa para chegar”, contou a garota.

Ainda participaram do festejo na Gleba E, o Movimento Percussivo Beira de Rua, banda Som do Timbal e o grupo de capoeira Inclusão Crianças Que Gingam. Em Parafuso, se apresentarão, além do Beira de Rua, a Associação de Capoeira Estilo e Malícia e os grupos Guerreiras de Parafuso, Samba de Caboclo e Caboclo Mirim.

Related posts

Leave a Comment