Ministério Público, SSP e SJDH discutem estratégias para redução de letalidade policial na Bahia

Foto: Divulgação

Uma reunião para discutir os desafios da atividade policial na Bahia aconteceu nesta quinta-feira (22/9) na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador, com as Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Segurança Pública (SSP). Durante a reunião, foram avaliadas medidas para o fortalecimento policial no estado e o enfrentamento à violência e a letalidade policial. A ideia é trazer sugestões para a elaboração de proposta de um Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial. O plano visa ações preventivas para reduzir a criminalidade e as mortes em decorrência de operações policiais .

De acordo com o órgão, durante o encontro foram avaliadas medidas para o fortalecimento da segurança pública no estado e para o enfrentamento à violência e à letalidade policial. As tratativas visam o acolhimento de sugestões que contribuam com a produção do grupo de trabalho criado pela SSP, através da Portaria 198, de 03 de setembro de 2023, para elaboração de proposta de um Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial.

“A ideia é qualificarmos, cada vez mais, a atuação policial com eficiência; menos letalidade e proteção aos direitos humanos. Na reunião de hoje, ouvimos importantes sugestões do MP acerca deste tema e seguiremos trabalhando para dialogar com as instituições públicas e com as entidades da sociedade civil”, contou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

O plano tem como intuito realizar as operações mapeando as áreas de conflitos, rastreando armas, utilizando câmeras e sistemas de geolocalização, cuidando da saúde mental dos agentes e das vítimas de violência, modernizando e aprimorando  perícias técnicas, compartilhando  informações, monitorando  atividades policiais, capacitando e formando  direitos humanos para o combate às violações, criando canais de atendimento à população e ações socioeducativas.

Related posts

Leave a Comment