LAVAGEM DO BONFIM Vai para a Lavagem do Bonfim? Saiba como aproveitar da melhor forma O portal A TARDE preparou um guia com tudo o que você precisa saber para o evento para o evento que acontece na próxima quinta-feira, 15

| Foto: Manu Dias (Gov-BA) / Divulgação

Uma das principais festas populares de Salvador, a Lavagem do Bonfim acontecerá na próxima quinta-feira, 15, com o tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, propondo uma reflexão sobre justiça, serviço e compromisso com o bem comum.

Patrimônio Imaterial do Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2013, o evento costuma reunir milhões de soteropolitanos e turistas, e é marcado pela fé e cultura, conectando religiões, culinária, folia e até mesmo o esporte.

Sejam calouros ou veteranos, ou se seguirão a parte religiosa ou profana do festejo, o importante é se informar previamente, para aproveitar a maratona sem intercorrências. Por isso, o portal A TARDE preparou um guia para os religiosos e foliões aproveitarem a manifestação da melhor forma possível.

Como funciona a Lavagem do Bonfim?

A novena do Senhor do Bonfim começou na última quinta-feira, 8, e se estende até o dia 18 de janeiro. A Lavagem do Bonfim acontece, anualmente, na segunda quinta-feira após o Dia de Reis.

Na data, que este ano é 15 de janeiro, uma multidão percorre 8 km em cortejo que sai da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, em direção a Igreja do Bonfim.

O festejo começa com um Culto Ecumênico, com missa marcada para 7h. Durante a caminhada, vários cortejos afro fazem o trajeto.

Sejam calouros ou veteranos, ou se seguirão a parte religiosa ou profana do festejo, o importante é se informar previamente, para aproveitar a maratona sem intercorrências. Por isso, o portal A TARDE preparou um guia para os religiosos e foliões aproveitarem a manifestação da melhor forma possível.

No ponto alto da celebração, as baianas, que saem em cortejo por volta das 9h30 carregando água de cheiro, vão até a escadaria, onde realizam a lavagem. O ritual reúne fé e sincretismo religioso, contando com som dos cânticos católicos e toques de atabaques, misturando elementos do catolicismo e do candomblé.

No local, é celebrada uma outra missa no fim da manhã. Em seguida, o público pode aproveitar a parte profana, através de festas populares, que acontecem em pontos que permeiam o circuito.

Neste ano, ocorrerá a apresentação da imagem original do Senhor do Bonfim, que foi completamente restaurada.

É sua primeira Lavagem? Atenção às dicas:

Roupas leves e tênis

Para o momento, é necessário buscar conforto, pois a caminhada de 8 km exige uma resistência que só é possível se aliada ao bem-estar. Por isso, atenção na escolha da vestimenta.

  • Roupas brancas: não é uma regra, mas o dress pede que os fiéis e foliões usem branco, como símbolo de paz. No entanto, vestir outra cor não impede a entrada no evento;
  • Tecidos leves: o ideal é escolher roupas leves, de preferência blusas e shorts;
  • Calçados confortáveis: a melhor opção é usar tênis, de preferência com bom amortecimento. Evite salto e sapatos novos
  • Acessórios: boné, chapéu e óculos de sol são indispensáveis para a proteção solar. Evite joias e adereços grandes e de valor.
  • Cuidados com a saúde

    O consumo de bebida alcoólica e/ou feijoada é comum durante a festa, mas é importante cautela. A orientação é realizar o consumo com moderação e atenção à hidratação para evitar problemas de saúde.

    Além disso, vá no seu ritmo! Não precisa realizar o percurso de forma rápida se você não tem costume. O ideal é seguir o fluxo, mas parar para descansar, sempre que sentir necessidade.

  • Segurança

    Como a Lavagem do Bonfim atrai uma multidão, é necessário ter alguns truques de segurança.

    O ideal é carregar celulares e documentos em doleiras, dentro da roupa. Em caso de bolsa, nada de deixá-la de bobeira! Mas opte sempre por manter as mãos livres.

    Além disso, é melhor levar dinheiro trocado, para facilitar compras pequenas durante o percurso.

    Fonte: Portal A  Tarde

  •  Foto: Manu Dias (Gov-BA) / Divulgação

 

Related posts

Leave a Comment