Finalmente! Missão chega à estação espacial para resgatar astronautas ‘presos’ no espaço

Foto: Divulgação/

A missão de resgate dos astronautas da NASA “presos” no espaço por mais de nove meses, Sunita Williams e Butch Wilmore, teve um novo progresso. A cápsula Crew Dragon da SpaceX, com uma nova equipe a bordo, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste domingo (16/03). Pouco depois das 5h45 GMT (2h45 de Brasília), a Nasa exibiu imagens ao vivo que mostravam os recém-chegados beijando e abraçando seus colegas na estação espacial. Butch Wilmore e Suni Williams poderão iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (19), segundo a Nasa.
A nova tripulação entrou por uma pequena porta a bordo do laboratório orbital. “É ótimo ver nossos amigos chegarem”, disse Williams, que destacou um “dia maravilhoso”.

Os dois americanos estão presos na ISS desde junho do ano passado devido aos problemas técnicos da nave Boeing Starliner que os transportou até a estação.

O que inicialmente deveria ser uma viagem de apenas oito dias se prolongou por mais de nove meses para Wilmore, 62 anos, e Williams, 59, um período mais longo que as missões de seis meses dos astronautas na ISS.

Os problemas da Starliner, que fez seu primeiro voo tripulado, foram detectados nos sistemas de propulsão.

A Nasa decidiu trazer de volta à Terra a nave espacial vazia da Boeing e organizar o retorno dos astronautas com as naves da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

O voo de retorno da Crew Dragon está previsto para acontecer a partir da próxima quarta-feira, segundo a Nasa. A nave da SpaceX deverá pousar na Flórida, graças aos paraquedas de frenagem.

Related posts

Leave a Comment